O que é um Programa de Apoio aos Colaboradores (EAP)?
O Programa de Apoio aos Colaboradores é um benefício que é disponibilizado pelas organizações aos seus colaboradores para os apoiar a gerir potenciais desafios que podem afetar o seu desempenho.
Um EAP destina-se a fornecer ferramentas aos colaboradores para lidarem com dificuldades do foro pessoal ou profissional que influenciam a sua motivação e capacidade de desempenho. As ferramentas auxiliam a reduzir o stress e permitem que os colaboradores melhorem o foco no trabalho enquanto procuram ajuda. Além de obter orientação pessoal, os colaboradores podem aceder a serviços EAP melhorados digitalmente, onde têm acesso 24 horas por dia a apoio e ferramentas, incluindo cursos de aconselhamento de curto prazo e terapia cognitiva comportamental.
Este são, apenas, exemplos do que os prestadores de EAP podem fazer pelos seus colaboradores, mas existem uma variedade de serviços disponíveis:
– Conflitos no local de trabalho. Um EAP pode apoiar um profissional com conselhos sobre como gerir colegas de trabalho difíceis e resolver a situação.
– Problemas de saúde mental. Muitos colaboradores atravessam momentos desafiantes de saúde mental, como ansiedade, depressão, burnout ou gestão da raiva. Alguns colaboradores não estão a passar diretamente por um problema, mas têm um ente querido afetado por desafios de saúde mental que os afeta no seu dia a dia. Um EAP pode apoiar com os recursos certos para procurar ajuda.
– Problemas de saúde e cuidados. Imagine que o pai de um empregado acabou de ser diagnosticado com a doença de Alzheimer. O progenitor vive com o empregado há anos, mas devido à doença, as exigências de cuidados mudaram significativamente. Um EAP pode ligar esse empregado com recursos para descobrir os próximos passos.
-Aconselhamento jurídico e familiar. Imagine que um dos seus colaboradores está a atravessar uma situação difícil de divórcio e preocupa-se com um grande desacordo de custódia. A sua preocupação, diária, terá impacto na sua motivação, felicidade e desempenho. Um EAP pode ajudar a fornecer conselhos familiares e legais para levá-lo no caminho certo para resolver os seus desafios.
Estes são apenas alguns exemplos de potenciais serviços EAP. Existem uma variedade de serviços disponíveis que ajudam os colaboradores a lidar com circunstâncias pessoais difíceis. O acesso a estes benefícios e apoios, sem custos, permite que os colaboradores se sintam apoiados em tempos difíceis.
Ter paz de espírito permite que os colaboradores se sintam mais seguros em alcançar e compensar algumas das suas reservas em obter ajuda.
BrightBe.e