Compreender a importância de um Programa de Apoio ao Colaborador (EAP)
O objetivo de um EAP é apoiar os colaboradores a equilibrar a vida pessoal com a vida profissional. Os colaboradores mais dedicados e talentosos lutam com a separação do trabalho e dos desafios pessoais, e é importante apoiar os colaboradores em tempos difíceis.
O EAP foi concebido para ajudar os colaboradores com ferramentas que lhes permitirá gerir diferentes situações difíceis que vão enfrentando no seu dia a dia. Quer na vida pessoal quer na vida profissional somos colocados em situações de ansiedade e stress, entre outras, que impactam a nossa predisposição para melhor desempenho.
Comunicar aos colaboradores um EAPs não é uma tarefa fácil, mas sim um processo em curso. Partilhar esses detalhes continuamente e comunicar a grande variedade de serviços disponíveis através do programa é fundamental. A comunicação tem de ser permanente. Os colaboradores podem pensar que um EAP é apenas para desafios de saúde mental e não percebem que também pode apoiar como gerir conflitos no local de trabalho ou na sua vida pessoal. Os colaboradores devem receber informações sobre os EAPs no seu onboarding, mas a comunicação deve ser constante para que se mantenham no topo da mente.
Os gestores devem ser envolvidos na comunicação do propósito de um EAP. Se souberem que um empregado está em dificuldades na sua vida pessoal, podem fornecer detalhes sobre o EAP a esse funcionário.
Compreender como funcionam os EAPs
Os EAPs são suportados pela organização e são geridos por uma empresa terceira. Assim, os colaboradores podem sentir-se confiantes de que, por serem geridos fora da empresa, os detalhes pessoais partilhados são confidenciais. O colaborador pode falar livremente sobre qualquer desafio que esteja a enfrentar e saber que a organização não terá esses detalhes.
A maioria dos EAPs fornece um pacote de sessões de aconselhamento. As sessões não custam ao colaborador e são vistas como uma preocupação da empresa pelo colaborador. Constituem uma demonstração da organização pelo bem-estar dos seus colaboradores.
Dependendo dos detalhes de benefícios, as sessões podem estar disponíveis em vários formatos, tais como chamadas telefónicas, videoconferência ou visitas presenciais. Compreender a demografia dos colaboradores é útil ao selecionar um fornecedor. Por exemplo, se a maioria dos seus empregados são millennials, eles podem preferir videoconferência em vez de sessões de aconselhamento presencial.
Escolher o Programa de Apoio ao Colaborador (EAP)
Hoje, esperamos ferramentas simples, especificamente adaptadas às nossas necessidades. Vários são os EAP disponíveis, mas as organizações devem estar cientes de que quanto mais visível e utilizado um EAP for, maior o seu sucesso. Os retornos incluem não só colaboradores mais felizes e saudáveis, mas também o benefício adicional da redução dos custos. A BrightBe.e está focada em definir e implementar EAP’s adaptados às necessidades, cultura e objetivos de cada organização.
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